PROJETO DE LEI: 0140/2025

Informações da matéria
Autor: PEDRO ABREU
Data: 19/05/2025
Visualizações:
Array
Ementa

CRIA O PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À UTILIZAÇÃO DA MUSICOTERAPIA COMO TRATAMENTO TERAPÊUTICO ALTERNATIVO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, SÍNDROMES E/OU TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA

Justificativa

A musicoterapia tem se mostrado uma ferramenta eficaz no tratamento de pessoas com deficiência, síndromes e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo melhorias significativas em sua qualidade de vida. A criação do Programa Municipal de Incentivo à Utilização da Musicoterapia visa ampliar o acesso a esse tratamento terapêutico alternativo, proporcionando benefícios físicos, emocionais e sociais para essa parcela da população. É fundamental que o poder público reconheça e apoie iniciativas que contribuam para o bem-estar e inclusão dessas pessoas na sociedade.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
19/05/2025 12:39:51 CADASTRADO 
AGENTE: PEDRO HENRIQUE OLIVEIRA DE ABREU
CADASTRADO   
19/05/2025 12:44:30 SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA   
06/08/2025 11:39:02 PAUTA  002ª (SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 22/12/2025) DE 7 DE AGOSTO DE 2025 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

PEDRO ABREU

VEREADOR(A)

REP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo)

Chefe do Poder Executivo

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

ART. 1º FICA CRIADO O PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO AO USO DA MUSICOTERAPIA COMO PROCEDIMENTO TERAPÊUTICO, EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, NO TRATAMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, SÍNDROMES E/OU DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), A SER REALIZADO POR CLÍNICAS DE REABILITAÇÃO E OUTRAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS, CONVENIADAS, QUE OFEREÇAM TRATAMENTO NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA.

ART. 2º O TRATAMENTO POR MEIO DA MUSICOTERAPIA PODERÁ PASSAR POR AVALIAÇÕES QUALITATIVAS PERIÓDICAS, A FIM DE AFERIR O ACOMPANHAMENTO DO PACIENTE, COM OBJETIVOS TERAPÊUTICOS INDIVIDUALIZADOS, QUE SERÃO TRAÇADOS PELO TERAPEUTA DURANTE A AVALIAÇÃO INICIAL E/OU ATENDIMENTO MUSICOTERAPÊUTICO.

ART. 3º VERIFICADA A CONVENIÊNCIA E RESPEITANDO A AUTONOMIA DE CADA PROFISSIONAL DE SAÚDE, A MUSICOTERAPIA PODERÁ SER REALIZADA COMO TRATAMENTO TERAPÊUTICO COMPLEMENTAR ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, SÍNDROMES E/OU TEA. §1º - O TRATAMENTO SERÁ REALIZADO POR MEIO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR EM CLÍNICAS DE REABILITAÇÃO E OUTRAS INSTITUIÇÕES, PÚBLICAS OU PRIVADAS, CONVENIADAS OU NÃO, QUE OFEREÇAM TRATAMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, SÍNDROMES E/OU TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA. §2º - AS SESSÕES DE MUSICOTERAPIA, INDIVIDUAIS OU EM GRUPO, PODERÃO SER REALIZADAS NAS DEPENDÊNCIAS DAS INSTITUIÇÕES OU EM OUTRO ESPAÇO SOB A RESPONSABILIDADE DO PROFISSIONAL DEVIDAMENTE HABILITADO.

§3º O RECURSO TERAPÊUTICO SERÁ DESEMPENHADO, EXCLUSIVAMENTE, POR QUEM FOR ESPECIALIZADO EM MUSICOTERAPIA OU TIVER GRADUAÇÃO E/OU PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA, CERTIFICADOS POR INSTITUIÇÃO DE ENSINO DEVIDAMENTE CREDENCIADA PELO ÓRGÃO COMPETENTE.

ART. 4º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DA SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON