DISPÕE SOBRE A ADOÇÃO DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO E MAU USO DOS RECURSOS PÚBLICOS NA CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL. NO ÂMBITO DESTE MUNICÍPIO.
A adoção de medidas de prevenção à corrupção e ao mau uso dos recursos públicos na contratação de empresas pela Administração Pública Municipal é essencial para garantir a transparência, a eficiência e a integridade na gestão pública. A corrupção compromete o desenvolvimento do município, desviando recursos que deveriam ser aplicados em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura, prejudicando diretamente a qualidade dos serviços prestados à população.
A implementação de mecanismos de controle e fiscalização, como maior transparência nos processos licitatórios, auditorias regulares, critérios rigorosos para a habilitação de empresas e o fortalecimento dos órgãos de controle interno, é fundamental para prevenir irregularidades e garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma correta e eficiente.
Além disso, a exigência de práticas de governança corporativa e conformidade (compliance) por parte das empresas contratadas contribui para a seleção de prestadores de serviço idôneos, reduzindo os riscos de fraudes e superfaturamentos. A medida também está alinhada com legislações nacionais, como a Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013), que estabelecem diretrizes para a prevenção e responsabilização de atos ilícitos contra a administração pública.
Dessa forma, a implementação dessas medidas reforça o compromisso do município com a ética na gestão pública, fortalecendo a confiança da população na administração municipal e garantindo que os recursos públicos sejam aplicados de maneira eficiente e em benefício da coletividade.
| Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
|---|---|---|---|---|
| 12/02/2025 09:00:00 | CADASTRADO | AGENTE: PEDRO HENRIQUE OLIVEIRA DE ABREU | CADASTRADO | |
| 13/02/2025 09:00:01 | SECRETARIA PESQUISA | NADA CONSTA | ||
| 13/02/2025 16:35:00 | PAUTA | 004ª (QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 30/06/2025) DE 13 DE FEVEREIRO DE 2025 - EXPEDIENTE mais | EXPEDIENTE | |
| 21/03/2025 13:42:57 | PARECER CONJ. FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO - FINANÇAS E ORÇAMENTO | 013ª (DÉCIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 17/07/2025) DE 25 DE MARÇO DE 2025 - EXPEDIENTE mais | EXPEDIENTE | |
| 25/03/2025 12:12:18 | 1ª VOTAÇÃO DO PARECER FAVORAVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E FINANÇAS E ORÇAMENTO | 014ª (DÉCIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 17/07/2025) DE 27 DE MARÇO DE 2025 - ORDEM DO DIA mais | ORDEM DO DIA | |
| 09/04/2025 16:09:56 | 2ª E ÚLTIMA VOTAÇÃO DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E FINANÇAS E ORÇAMENTO | 018ª (DÉCIMA OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 17/07/2025) DE 10 DE ABRIL DE 2025 - ORDEM DO DIA mais | APROVADO |
| Nome | Cargo | Orgão |
|---|---|---|
Exmo. Sr. Jean Pierre Borges de Souza |
Presidente |
São Pedro da Aldeia |
ART. 1º - FICA INSTITUÍDA A POLÍTICA MUNICIPAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO A SER REGIDA EM CONFORMIDADE COM OS PRINCÍPIOS DA LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE E EFICIÊNCIA, QUE REGEM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, NOS TERMOS DO ART. 37 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
ART. 2º - A POLÍTICA MUNICIPAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO TEM COMO DIRETRIZ A SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO, A MORALIDADE, LISURA, TRANSPARÊNCIA E EFICIÊNCIA DOS ATOS ADMINISTRATIVOS E A CONDUTA ILIBADA DOS AGENTES PÚBLICOS.
ART. 3º - A POLÍTICA MUNICIPAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO SERÁ EXECUTADA OBSERVANDO OS SEGUINTES CRITÉRIOS:
I - OBSERVÂNCIA DA PUBLICIDADE COMO NORMA GERAL E DO SIGILO COMO EXCEÇÃO, QUE PODERÁ SER AVOCADO APENAS NOS CASOS PREVISTOS EM LEI;
II - DIVULGAÇÃO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DE CARÁTER PÚBLICO, INDEPENDENTEMENTE DE SOLICITAÇÃO;
III - FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA;
IV - INCENTIVO AO CONTROLE SOCIAL DOS ATOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA;
V - A PROTEÇÃO DA INFORMAÇÃO, GARANTINDO-SE SUA DISPONIBILIDADE, AUTENTICIDADE E INTEGRIDADE;
VI - A PROTEÇÃO DA INFORMAÇÃO SIGILOSA E DA INFORMAÇÃO PESSOAL, OBSERVADA A SUA DISPONIBILIDADE, AUTENTICIDADE, INTEGRIDADE E EVENTUAL RESTRIÇÃO DE ACESSO, NOS TERMOS ESTABELECIDOS EM LEI;
VII - GARANTIA DO CUMPRIMENTO DOS PRAZOS PARA A PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOLICITADAS AO PODER PÚBLICO NOS TERMOS DA LEI FEDERAL Nº 12.527, DE 2011;
VIII - UTILIZAÇÃO, PREFERENCIALMENTE, DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, POR MEIO DE COMUNICAÇÕES VIRTUAIS E APOIO À SOCIEDADE CIVIL, EM ESPECIAL DOS CIDADÃOS QUE EXERCEM FUNÇÕES PÚBLICAS DE CONTROLE SOCIAL EM ÓRGÃOS COLEGIADOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, NA UTILIZAÇÃO DESTES RECURSOS;
IX - USO DE PROGRAMAS DE INFORMAÇÃO, PELOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, DE ACESSO LIVRE E ININTERRUPTO POR MEIO DA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, PRIORIZANDO-SE A SUA PADRONIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE POSSÍVEIS DESVIOS DE CONDUTAS, CUJA INVESTIGAÇÃO SERÁ NECESSÁRIA;
X - USO DE LINGUAGEM SIMPLES, ACESSÍVEL AOS CIDADÃOS E QUE POSSIBILITE O CLARO ENTENDIMENTO DO QUE ESTÁ SENDO VEICULADO;
XI - PROMOÇÃO DE AÇÕES QUE VISEM À PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO;
XII - FOMENTO À INTEGRAÇÃO E À COMPLEMENTAÇÃO ENTRE OS DADOS E INFORMAÇÕES PÚBLICAS DISPONIBILIZADAS POR TODAS AS ESFERAS DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL E APOIO ÀS INICIATIVAS DA SOCIEDADE CIVIL E INSTITUIÇÕES DE PESQUISA NO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES QUE FACILITEM O ACESSO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DESTES DADOS;
XIII - APOIO E COOPERAÇÃO ÀS BOAS PRÁTICAS EM AÇÕES DE CONTROLE SOCIAL EXECUTADA PELA SOCIEDADE CIVIL E PELA IMPRENSA E CONSTANTE E SISTEMÁTICO ESFORÇO NO SENTIDO DA QUALIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS QUE EXERÇAM FUNÇÕES DE CONTROLE SOCIAL, EM ESPECIAL EM ÓRGÃOS COLEGIADOS.
ART. 4º - SÃO OBJETIVOS DA POLÍTICA MUNICIPAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO:
I - A CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE QUE ATOS DE CORRUPÇÃO NÃO SÃO APENAS AQUELES LIGADOS AOS AGENTES PÚBLICOS OU À ATIVIDADE PÚBLICA, MAS TAMBÉM AQUELES ATOS COTIDIANOS DA SOCIEDADE CIVIL EM QUE UM INDIVÍDUO, USANDO DE MEIOS QUE FEREM DOS BONS COSTUMES, RECEBE VANTAGEM EM DETRIMENTO DE OUTREM;
II - COMPARAÇÃO PERMANENTE DAS DESPESAS REALIZADAS COM A CONTRATAÇÃO DE BENS, SERVIÇOS E OBRAS DO PODER PÚBLICO COM CONTRATAÇÕES SEMELHANTES REALIZADAS POR OUTROS ENTES DO PODER PÚBLICO E PELA INICIATIVA PRIVADA DE FORMA A GARANTIR A RÁPIDA DETECÇÃO E TOMADA DE PROVIDÊNCIAS RELATIVAS À SOBREPREÇO;
III - AVALIAÇÃO PERMANENTE DAS POLÍTICAS IMPLEMENTADAS PELO PODER PÚBLICO QUANTO A SUA EFICIÊNCIA E ECONOMICIDADE EM RELAÇÃO AO VOLUME DE RECURSOS INVESTIDOS E OS EFEITOS PRODUZIDOS NOS INDICADORES RELACIONADOS AO OBJETIVO DAS INVERSÕES FINANCEIRAS;
IV - ELABORAÇÃO, EM CONJUNTO COM OS ÓRGÃOS PÚBLICOS COMPETENTES, ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL E INSTITUIÇÕES ACADÊMICAS, DE INDICADORES NAS DIVERSAS ÁREAS CAPAZES DE ATENDER AO PREVISTO NO INCISO II DESTE ARTIGO;
V - FOMENTAR O USO DE MEIO ELETRÔNICO NA TRAMITAÇÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, COMUNICAÇÃO DE ATOS E TRANSMISSÃO DE PEÇAS PROCESSUAIS, COMO DE REDUZIR CUSTOS, GANHAR AGILIDADE E DAR MAIS TRANSPARÊNCIA A ESTES PROCESSOS;
VI - DIVULGAR, ESCLARECER, CONTROLAR O CUMPRIMENTO E PRODUZIR MEIOS DE DETECÇÃO DE EVENTUAIS DESCUMPRIMENTOS DOS DEVERES DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS PREVISTOS NO ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS;
VII - A REDUÇÃO GRADATIVA DOS CUSTOS OPERACIONAIS DOS BENS E SERVIÇOS E O DESPERDÍCIO DE PRODUTOS E SERVIÇOS;
VIII - PROMOVER PROCEDIMENTOS E PROPOR NORMAS QUE GARANTAM OS PRINCÍPIOS DE OBJETIVIDADE E IMPESSOALIDADE NAS DECISÕES DO PODER PÚBLICO E REDUZAM AO MÁXIMO A DISCRICIONARIEDADE E SUBJETIVIDADE INERENTE A ESTAS DECISÕES, GARANTINDO RECURSO, PREFERENCIALMENTE A ÓRGÃO COLEGIADO DE NATUREZA TÉCNICA, QUANDO A ELIMINAÇÃO DA DECISÃO SUBJETIVA OU DISCRICIONÁRIA DO GESTOR NÃO FOR POSSÍVEL;
IX - PROPOR APERFEIÇOAMENTO ÀS NORMAS E LEGISLAÇÃO DE FORMA A GARANTIR A ELIMINAÇÃO DE DUBIEDADES, INTERPRETAÇÕES DUVIDOSAS OU CONTROVERSAS OU OBSCURAS A FIM DE PADRONIZAR SUA APLICAÇÃO E CONTROLE DE FORMA IMPESSOAL.
ART. 5º - O PODER PÚBLICO MUNICIPAL PODERÁ ESTABELECER PARCERIAS COM ÓRGÃOS ESTADUAIS E FEDERAIS, INSTITUIÇÕES DE ENSINO E EMPRESAS E ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇO, COM O INTUITO DE AMPLIAR E FORTALECER O CONTROLE SOCIAL E AS ATIVIDADES RELACIONADAS À POLÍTICA MUNICIPAL INSTITUÍDA NESTA LEI, BEM COMO ESTIMULAR A EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE ATOS DE CORRUPÇÃO.
ART. 6º - O PODER PÚBLICO DEVERÁ, ANUALMENTE, APRESENTAR À SOCIEDADE, À IMPRENSA E AS ENTIDADES DO CONTROLE SOCIAL, POR INTERMÉDIO DE RELATÓRIO, BALANÇO ATUALIZADO DAS AÇÕES REALIZADAS EM FOMENTO À TRANSPARÊNCIA PÚBLICA, AOS CONTROLES INTERNO E SOCIAL E AO COMBATE À CORRUPÇÃO.
ART. 7º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
Qual o seu nível de satisfação com essa página?