PROJETO DE LEI : 0012/2025

Informações da matéria
Autor: PEDRO ABREU
Data: 12/02/2025
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE SOBRE A ADOÇÃO DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO E MAU USO DOS RECURSOS PÚBLICOS NA CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL. NO ÂMBITO DESTE MUNICÍPIO.

Justificativa

A adoção de medidas de prevenção à corrupção e ao mau uso dos recursos públicos na contratação de empresas pela Administração Pública Municipal é essencial para garantir a transparência, a eficiência e a integridade na gestão pública. A corrupção compromete o desenvolvimento do município, desviando recursos que deveriam ser aplicados em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura, prejudicando diretamente a qualidade dos serviços prestados à população.
A implementação de mecanismos de controle e fiscalização, como maior transparência nos processos licitatórios, auditorias regulares, critérios rigorosos para a habilitação de empresas e o fortalecimento dos órgãos de controle interno, é fundamental para prevenir irregularidades e garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma correta e eficiente.
Além disso, a exigência de práticas de governança corporativa e conformidade (compliance) por parte das empresas contratadas contribui para a seleção de prestadores de serviço idôneos, reduzindo os riscos de fraudes e superfaturamentos. A medida também está alinhada com legislações nacionais, como a Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013), que estabelecem diretrizes para a prevenção e responsabilização de atos ilícitos contra a administração pública.
Dessa forma, a implementação dessas medidas reforça o compromisso do município com a ética na gestão pública, fortalecendo a confiança da população na administração municipal e garantindo que os recursos públicos sejam aplicados de maneira eficiente e em benefício da coletividade.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
12/02/2025 09:00:00 CADASTRADO 
AGENTE: PEDRO HENRIQUE OLIVEIRA DE ABREU
CADASTRADO   
13/02/2025 09:00:01 SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA   
13/02/2025 16:35:00 PAUTA  004ª (QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 30/06/2025) DE 13 DE FEVEREIRO DE 2025 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
21/03/2025 13:42:57 PARECER CONJ. FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO - FINANÇAS E ORÇAMENTO  013ª (DÉCIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 17/07/2025) DE 25 DE MARÇO DE 2025 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
25/03/2025 12:12:18 1ª VOTAÇÃO DO PARECER FAVORAVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E FINANÇAS E ORÇAMENTO  014ª (DÉCIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 17/07/2025) DE 27 DE MARÇO DE 2025 - ORDEM DO DIA  mais ORDEM DO DIA   
09/04/2025 16:09:56 2ª E ÚLTIMA VOTAÇÃO DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E FINANÇAS E ORÇAMENTO  018ª (DÉCIMA OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 17/07/2025) DE 10 DE ABRIL DE 2025 - ORDEM DO DIA  mais APROVADO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

PEDRO ABREU

VEREADOR(A)

REP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Sr. Jean Pierre Borges de Souza

Presidente

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

ART. 1º - FICA INSTITUÍDA A POLÍTICA MUNICIPAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO A SER REGIDA EM CONFORMIDADE COM OS PRINCÍPIOS DA LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE E EFICIÊNCIA, QUE REGEM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, NOS TERMOS DO ART. 37 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

ART. 2º - A POLÍTICA MUNICIPAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO TEM COMO DIRETRIZ A SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO, A MORALIDADE, LISURA, TRANSPARÊNCIA E EFICIÊNCIA DOS ATOS ADMINISTRATIVOS E A CONDUTA ILIBADA DOS AGENTES PÚBLICOS.

ART. 3º - A POLÍTICA MUNICIPAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO SERÁ EXECUTADA OBSERVANDO OS SEGUINTES CRITÉRIOS:

I - OBSERVÂNCIA DA PUBLICIDADE COMO NORMA GERAL E DO SIGILO COMO EXCEÇÃO, QUE PODERÁ SER AVOCADO APENAS NOS CASOS PREVISTOS EM LEI;

II - DIVULGAÇÃO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DE CARÁTER PÚBLICO, INDEPENDENTEMENTE DE SOLICITAÇÃO;

III - FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA;

IV - INCENTIVO AO CONTROLE SOCIAL DOS ATOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA;

V - A PROTEÇÃO DA INFORMAÇÃO, GARANTINDO-SE SUA DISPONIBILIDADE, AUTENTICIDADE E INTEGRIDADE;

VI - A PROTEÇÃO DA INFORMAÇÃO SIGILOSA E DA INFORMAÇÃO PESSOAL, OBSERVADA A SUA DISPONIBILIDADE, AUTENTICIDADE, INTEGRIDADE E EVENTUAL RESTRIÇÃO DE ACESSO, NOS TERMOS ESTABELECIDOS EM LEI;

VII - GARANTIA DO CUMPRIMENTO DOS PRAZOS PARA A PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOLICITADAS AO PODER PÚBLICO NOS TERMOS DA LEI FEDERAL Nº 12.527, DE 2011;

VIII - UTILIZAÇÃO, PREFERENCIALMENTE, DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, POR MEIO DE COMUNICAÇÕES VIRTUAIS E APOIO À SOCIEDADE CIVIL, EM ESPECIAL DOS CIDADÃOS QUE EXERCEM FUNÇÕES PÚBLICAS DE CONTROLE SOCIAL EM ÓRGÃOS COLEGIADOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, NA UTILIZAÇÃO DESTES RECURSOS;

IX - USO DE PROGRAMAS DE INFORMAÇÃO, PELOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, DE ACESSO LIVRE E ININTERRUPTO POR MEIO DA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, PRIORIZANDO-SE A SUA PADRONIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE POSSÍVEIS DESVIOS DE CONDUTAS, CUJA INVESTIGAÇÃO SERÁ NECESSÁRIA;

X - USO DE LINGUAGEM SIMPLES, ACESSÍVEL AOS CIDADÃOS E QUE POSSIBILITE O CLARO ENTENDIMENTO DO QUE ESTÁ SENDO VEICULADO;

XI - PROMOÇÃO DE AÇÕES QUE VISEM À PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO;

XII - FOMENTO À INTEGRAÇÃO E À COMPLEMENTAÇÃO ENTRE OS DADOS E INFORMAÇÕES PÚBLICAS DISPONIBILIZADAS POR TODAS AS ESFERAS DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL E APOIO ÀS INICIATIVAS DA SOCIEDADE CIVIL E INSTITUIÇÕES DE PESQUISA NO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES QUE FACILITEM O ACESSO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DESTES DADOS;

XIII - APOIO E COOPERAÇÃO ÀS BOAS PRÁTICAS EM AÇÕES DE CONTROLE SOCIAL EXECUTADA PELA SOCIEDADE CIVIL E PELA IMPRENSA E CONSTANTE E SISTEMÁTICO ESFORÇO NO SENTIDO DA QUALIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS QUE EXERÇAM FUNÇÕES DE CONTROLE SOCIAL, EM ESPECIAL EM ÓRGÃOS COLEGIADOS.

ART. 4º - SÃO OBJETIVOS DA POLÍTICA MUNICIPAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO:

I - A CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE QUE ATOS DE CORRUPÇÃO NÃO SÃO APENAS AQUELES LIGADOS AOS AGENTES PÚBLICOS OU À ATIVIDADE PÚBLICA, MAS TAMBÉM AQUELES ATOS COTIDIANOS DA SOCIEDADE CIVIL EM QUE UM INDIVÍDUO, USANDO DE MEIOS QUE FEREM DOS BONS COSTUMES, RECEBE VANTAGEM EM DETRIMENTO DE OUTREM;

II - COMPARAÇÃO PERMANENTE DAS DESPESAS REALIZADAS COM A CONTRATAÇÃO DE BENS, SERVIÇOS E OBRAS DO PODER PÚBLICO COM CONTRATAÇÕES SEMELHANTES REALIZADAS POR OUTROS ENTES DO PODER PÚBLICO E PELA INICIATIVA PRIVADA DE FORMA A GARANTIR A RÁPIDA DETECÇÃO E TOMADA DE PROVIDÊNCIAS RELATIVAS À SOBREPREÇO;

III - AVALIAÇÃO PERMANENTE DAS POLÍTICAS IMPLEMENTADAS PELO PODER PÚBLICO QUANTO A SUA EFICIÊNCIA E ECONOMICIDADE EM RELAÇÃO AO VOLUME DE RECURSOS INVESTIDOS E OS EFEITOS PRODUZIDOS NOS INDICADORES RELACIONADOS AO OBJETIVO DAS INVERSÕES FINANCEIRAS;

IV - ELABORAÇÃO, EM CONJUNTO COM OS ÓRGÃOS PÚBLICOS COMPETENTES, ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL E INSTITUIÇÕES ACADÊMICAS, DE INDICADORES NAS DIVERSAS ÁREAS CAPAZES DE ATENDER AO PREVISTO NO INCISO II DESTE ARTIGO;

V - FOMENTAR O USO DE MEIO ELETRÔNICO NA TRAMITAÇÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, COMUNICAÇÃO DE ATOS E TRANSMISSÃO DE PEÇAS PROCESSUAIS, COMO DE REDUZIR CUSTOS, GANHAR AGILIDADE E DAR MAIS TRANSPARÊNCIA A ESTES PROCESSOS;

VI - DIVULGAR, ESCLARECER, CONTROLAR O CUMPRIMENTO E PRODUZIR MEIOS DE DETECÇÃO DE EVENTUAIS DESCUMPRIMENTOS DOS DEVERES DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS PREVISTOS NO ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS;

VII - A REDUÇÃO GRADATIVA DOS CUSTOS OPERACIONAIS DOS BENS E SERVIÇOS E O DESPERDÍCIO DE PRODUTOS E SERVIÇOS;

VIII - PROMOVER PROCEDIMENTOS E PROPOR NORMAS QUE GARANTAM OS PRINCÍPIOS DE OBJETIVIDADE E IMPESSOALIDADE NAS DECISÕES DO PODER PÚBLICO E REDUZAM AO MÁXIMO A DISCRICIONARIEDADE E SUBJETIVIDADE INERENTE A ESTAS DECISÕES, GARANTINDO RECURSO, PREFERENCIALMENTE A ÓRGÃO COLEGIADO DE NATUREZA TÉCNICA, QUANDO A ELIMINAÇÃO DA DECISÃO SUBJETIVA OU DISCRICIONÁRIA DO GESTOR NÃO FOR POSSÍVEL;

IX - PROPOR APERFEIÇOAMENTO ÀS NORMAS E LEGISLAÇÃO DE FORMA A GARANTIR A ELIMINAÇÃO DE DUBIEDADES, INTERPRETAÇÕES DUVIDOSAS OU CONTROVERSAS OU OBSCURAS A FIM DE PADRONIZAR SUA APLICAÇÃO E CONTROLE DE FORMA IMPESSOAL.

ART. 5º - O PODER PÚBLICO MUNICIPAL PODERÁ ESTABELECER PARCERIAS COM ÓRGÃOS ESTADUAIS E FEDERAIS, INSTITUIÇÕES DE ENSINO E EMPRESAS E ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇO, COM O INTUITO DE AMPLIAR E FORTALECER O CONTROLE SOCIAL E AS ATIVIDADES RELACIONADAS À POLÍTICA MUNICIPAL INSTITUÍDA NESTA LEI, BEM COMO ESTIMULAR A EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE ATOS DE CORRUPÇÃO.

ART. 6º - O PODER PÚBLICO DEVERÁ, ANUALMENTE, APRESENTAR À SOCIEDADE, À IMPRENSA E AS ENTIDADES DO CONTROLE SOCIAL, POR INTERMÉDIO DE RELATÓRIO, BALANÇO ATUALIZADO DAS AÇÕES REALIZADAS EM FOMENTO À TRANSPARÊNCIA PÚBLICA, AOS CONTROLES INTERNO E SOCIAL E AO COMBATE À CORRUPÇÃO.

ART. 7º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON