PROJETO DE LEI: 0278/2025

Informações da matéria
Autor: VITINHO DE ZÉ MAIA
Data: 05/11/2025
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE SOBRE A POSSIBILIDADE DE CONVERSÃO DO PAGAMENTO DE MULTAS DE TRÂNSITO DE NATUREZA LEVE, APLICADAS PELO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, EM DOAÇÃO DE SANGUE OU DE MEDULA ÓSSEA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

A proposta de conversão do pagamento de multas de trânsito em doação de sangue ou medula óssea visa incentivar a solidariedade e contribuir para a saúde pública. Além disso, estimula a conscientização sobre a importância da doação de sangue e medula, beneficiando não apenas os infratores, mas toda a sociedade.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
03/11/2025 14:34:34 CADASTRADO 
AGENTE: JOSÉ VICTOR COUTINHO DA COSTA
CADASTRADO   
05/11/2025 07:57:42 SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA   
17/11/2025 13:49:09 RETIRADO DE PAUTA  031ª (TRIGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 22/12/2025) DE 18 DE NOVEMBRO DE 2025 - EXPEDIENTE  mais PELO AUTOR  Solicito que retire a tramitação do Projeto de Lei 0278/2025 de 05/11/2025  
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

VITINHO DE ZÉ MAIA

VICE-PRESIDENTE

MDB

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo)

Chefe do Poder Executivo

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

ARTIGO 1º - FICA ESTABELECIDA, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, A POSSIBILIDADE DE CONVERSÃO DO PAGAMENTO DE MULTAS DE TRÂNSITO DE NATUREZA LEVE, IMPOSTAS PELA AUTORIDADE DE TRÂNSITO MUNICIPAL, EM DOAÇÃO DE SANGUE OU DE MEDULA ÓSSEA A UNIDADES OFICIAIS DE HEMOTERAPIA, NOS TERMOS DESTA LEI.

ARTIGO 2º - O DIREITO PREVISTO NESTA LEI SERÁ FACULTATIVO, CABENDO AO CONDUTOR OPTAR ENTRE A DOAÇÃO DE SANGUE, A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA OU O PAGAMENTO TRADICIONAL DA MULTA.

ARTIGO 3º - CABERÁ À AUTORIDADE DE TRÂNSITO DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA REGULAMENTAR QUAIS INFRAÇÕES PODERÃO SER SANADAS MEDIANTE DOAÇÃO DE SANGUE OU DE MEDULA ÓSSEA, OBSERVANDO CRITÉRIOS TÉCNICOS E LEGAIS.

ARTIGO 4º - O CONDUTOR, MUNIDO DO COMPROVANTE DE DOAÇÃO DE SANGUE OU DE MEDULA ÓSSEA, DEVERÁ DIRIGIR-SE AO ÓRGÃO COMPETENTE PARA SOLICITAR A CONVERSÃO DA PENALIDADE, CONFORME PREVISTO NESTA LEI.

PARÁGRAFO ÚNICO: O COMPROVANTE DE DOAÇÃO DEVERÁ SER EMITIDO NO ATO DA DOAÇÃO E CONTER AS SEGUINTES INFORMAÇÕES: NOME COMPLETO DO DOADOR, CPF, DATA DA DOAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE DE HEMOTERAPIA OU DE MEDULA ÓSSEA, CARIMBO OFICIAL E ASSINATURA DO RESPONSÁVEL TÉCNICO.

ARTIGO 5º - O NÃO CUMPRIMENTO DAS EXIGÊNCIAS ESTABELECIDAS PELA AUTORIDADE MUNICIPAL DE TRÂNSITO IMPLICARÁ A PERDA DO DIREITO À CONVERSÃO DA PENALIDADE, DEVENDO O INFRATOR QUITAR A MULTA CONFORME OS MEIOS PREVISTOS NA LEGISLAÇÃO VIGENTE.

ARTIGO 6º - ESTA LEI TRATA EXCLUSIVAMENTE DA COMPETÊNCIA DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, NÃO INTERFERINDO NAS SANÇÕES DE TRÂNSITO IMPOSTAS PELO ESTADO OU PELO GOVERNO FEDERAL.

O PAGAMENTO DE MULTAS DE TRÂNSITO DE COMPETÊNCIA ESTADUAL OU FEDERAL NÃO SERÁ PASSÍVEL DE CONVERSÃO CONFORME DISPOSTO NESTA LEI.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PLE_0278_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON