PROJETO DE LEI: 0195/2025

Informações da matéria
Autor: PROFESSOR JEAN PIERRE
Data: 08/08/2025
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO PROGRAMA "SOS EDUCAÇÃO", QUE ESTABELECE MEDIDAS PROTETIVAS E PROCEDIMENTOS PARA OS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

O presente Projeto de Lei tem por finalidade instituir, no âmbito do Município de São Pedro da Aldeia, Estado do Rio de Janeiro, o programa "SOS Educação", voltado à proteção dos profissionais da educação contra todo tipo de violência no exercício de sua função.

O ambiente escolar deve ser espaço de aprendizagem, convivência e respeito. No entanto, é crescente o número de casos de violência contra educadores, o que exige uma ação firme e coordenada do poder público municipal.

Com a aprovação desta proposta, o município dará um passo importante no fortalecimento da autoridade do educador, na preservação do ambiente escolar e na valorização da educação como pilar do desenvolvimento social.

Trata-se de uma iniciativa que reforça o compromisso com os direitos humanos, a dignidade da pessoa e o combate às desigualdades, além de contribuir para uma cultura de paz e respeito mútuo nas escolas.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
08/08/2025 09:52:50 CADASTRADO 
AGENTE: JEAN PIERRE BORGES DE SOUZA
CADASTRADO   
08/08/2025 13:28:16 SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA   
25/08/2025 14:20:26 PAUTA  007ª (SÉTIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 22/12/2025) DE 26 DE AGOSTO DE 2025 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
10/09/2025 18:33:28 PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA E PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE SEGURAÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS  012ª (DÉCIMA SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 22/12/2025) DE 11 DE SETEMBRO DE 2025 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
15/09/2025 15:55:22 1ª VOTAÇÃO DO PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA EM SEPARADO PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS  013ª (DÉCIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 22/12/2025) DE 16 DE SETEMBRO DE 2025 - ORDEM DO DIA  mais APROVADO   
16/09/2025 13:49:46 2ª E ÚLTIMA VOTAÇÃO DO PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA EM SEPARADO PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DIRETOS HUMANOS   002ª (SEGUNDA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 22/12/2025) DE 16 DE SETEMBRO DE 2025 - ORDEM DO DIA  mais APROVADO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

PROFESSOR JEAN PIERRE

PRESIDENTE

PP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo)

Chefe do Poder Executivo

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES GERAIS

ART. 1º FICAM INSTITUÍDAS, NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, MEDIDAS PROTETIVAS E PROCEDIMENTOS PARA OS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, DENOMINADOS "SOS EDUCAÇÃO".

PARÁGRAFO ÚNICO. PARA OS FINS DESTA LEI, SÃO CONSIDERADOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO OS DOCENTES, AUXILIARES, COORDENADORES, BEDÉIS, BIBLIOTECÁRIOS, SECRETÁRIOS E DEMAIS TRABALHADORES QUE ATUEM EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO, PÚBLICAS OU PRIVADAS, INCLUSIVE NAS ATIVIDADES DE APOIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO, DESDE QUE MANTENHAM CONTATO DIRETO COM OS ALUNOS.

ART. 2º ENTENDE-SE POR VIOLÊNCIA CONTRA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, PARA OS EFEITOS DESTA LEI, QUALQUER ATO RESULTANTE DO EXERCÍCIO DE SUA ATIVIDADE QUE, DE FORMA DIRETA, LHES CAUSE MORTE, LESÃO CORPORAL OU PREJUÍZO PATRIMONIAL.

PARÁGRAFO ÚNICO. ENTENDE-SE, IGUALMENTE, POR FORMA DE VIOLÊNCIA A AMEAÇA À INTEGRIDADE FÍSICA OU AO PATRIMÔNIO.

CAPÍTULO II

DOS DEVERES DO ALUNO

ART. 3º SÃO DEVERES DOS ALUNOS:

I TRATAR COM RESPEITO E DIGNIDADE TODOS OS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR, INCLUINDO COLEGAS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS;

II CUIDAR DO MATERIAL ESCOLAR, DO AMBIENTE DA SALA DE AULA E DE TODA A ESCOLA, EVITANDO DEPREDAÇÕES E SUJEIRA;

III MANTER POSTURA RESPEITOSA E ATENTA EM SALA DE AULA, RESPEITANDO A AUTORIDADE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO;

IV SEGUIR AS REGRAS, REGULAMENTOS E CÓDIGOS DE CONDUTA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, COM O INTUITO DE GARANTIR A ORDEM.

PARÁGRAFO ÚNICO. COMPROVADO O ATO DE VIOLÊNCIA CONTRA O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO QUE CAUSE DANO MATERIAL, FÍSICO OU MORAL, OU AMEAÇA À INTEGRIDADE FÍSICA OU AO PATRIMÔNIO, O ALUNO ESTARÁ SUJEITO ÀS PENALIDADES ESTABELECIDAS PELA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E PELA LEGISLAÇÃO PERTINENTE.

CAPÍTULO III

DOS DIREITOS DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO VIOLENTADO OU AMEAÇADO

ART. 4º NA HIPÓTESE DE PRÁTICA DE VIOLÊNCIA FÍSICA OU AMEAÇA CONTRA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, A SUA CHEFIA IMEDIATA, AO TOMAR CONHECIMENTO DA OCORRÊNCIA, DEVERÁ ADOTAR, IMEDIATAMENTE, AS SEGUINTES PROVIDÊNCIAS:

I ACIONARÁ IMEDIATAMENTE A POLÍCIA MILITAR, COMUNICANDO O FATO OCORRIDO, COM O DEVIDO REGISTRO POR MEIO DE BOLETIM DE OCORRÊNCIA;

II ENCAMINHARÁ O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO AGREDIDO AO HOSPITAL OU POSTO DE SAÚDE, BEM COMO AO INSTITUTO MÉDICO-LEGAL PARA O DEVIDO ATENDIMENTO E MEDIDAS CABÍVEIS;

III ACOMPANHARÁ, SE NECESSÁRIO, O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO AGREDIDO, PARA ASSEGURAR A RETIRADA DE SEUS PERTENCES DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO OU DO LOCAL DA OCORRÊNCIA;

IV COMUNICARÁ O FATO OCORRIDO AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS LEGAIS DO AGRESSOR, NO CASO DE ALUNO, E, SE O ALUNO FOR MENOR DE 18 (DEZOITO) ANOS, DEVERÁ ACIONAR O CONSELHO TUTELAR E INFORMAR O MINISTÉRIO PÚBLICO;

V COMUNICARÁ OFICIALMENTE, POR ESCRITO, À SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, A AGRESSÃO OU A AMEAÇA OCORRIDA;

VI INFORMARÁ AO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO OS DIREITOS A ELE CONFERIDOS NESTA LEI.

ART. 5º A CHEFIA IMEDIATA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO AGREDIDO ADOTARÁ AS SEGUINTES PROVIDÊNCIAS EM ATÉ 36 HORAS APÓS A AGRESSÃO:

I PROCEDERÁ AO REGISTRO EM ATA, OBRIGATORIAMENTE CONTENDO O RELATO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO AGREDIDO;

II DARÁ CIÊNCIA À EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NOS CASOS DE AGRESSÃO DE PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA, PARA QUE SEJA PROMOVIDO O ACOMPANHAMENTO DA VÍTIMA NO AMBIENTE ESCOLAR; E, NOS CASOS DE AGRESSÃO DE PROFISSIONAIS DA REDE PRIVADA, ASSEGURARÁ QUE TAL ACOMPANHAMENTO SEJA DEVIDAMENTE GARANTIDO PELA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO DE ENSINO;

III PROVIDENCIARÁ O IMEDIATO AFASTAMENTO DO AGRESSOR DO CONVÍVIO DA VÍTIMA NO AMBIENTE ESCOLAR.

PARÁGRAFO ÚNICO. O GESTOR ESCOLAR PODERÁ, AINDA, ENCAMINHAR PROPOSTA AOS ÓRGÃOS JURISDICIONAIS COMPETENTES PARA QUE O AGRESSOR E, SE NECESSÁRIO, SEUS PAIS OU RESPONSÁVEL LEGAL SEJAM INCLUÍDOS EM PROGRAMA OFICIAL OU COMUNITÁRIO DE ASSISTÊNCIA E ORIENTAÇÃO, CONFORME PREVISTO NOS INCISOS II E IV DO ART. 101 DA LEI FEDERAL Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE).

ART. 6º EM SITUAÇÕES DE IMINENTE RISCO DE VIOLÊNCIA, A CHEFIA IMEDIATA DEVERÁ ADOTAR AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA GARANTIR A INTEGRIDADE FÍSICA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO, INCLUINDO, ENTRE OUTRAS PROVIDÊNCIAS, O ACIONAMENTO IMEDIATO DA POLÍCIA MILITAR.

CAPÍTULO IV

DA RESPONSABILIZAÇÃO

SEÇÃO I

DA RESPONSABILIZAÇÃO DO AUTOR E DE SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS

ART. 7º NOS CASOS EM QUE O AGRESSOR FOR MENOR DE 18 (DEZOITO) ANOS, APLICAM-SE AS DISPOSIÇÕES DESTA LEI E, DE FORMA SUBSIDIÁRIA, AS NORMAS CONTIDAS NA LEI FEDERAL Nº 8.069, DE 1990 (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE), E NO DECRETO-LEI Nº 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940 (CÓDIGO PENAL), PARA OS MAIORES DE 18 ANOS, PAIS OU RESPONSÁVEIS, NO QUE COUBER.

ART. 8º COMPROVADA AMEAÇA OU ATO DE VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR QUE RESULTE EM DANO MATERIAL, MORAL OU ESTÉTICO, OS PAIS OU RESPONSÁVEIS LEGAIS DO AUTOR DO ATO, CASO ESSE SEJA MENOR DE IDADE, RESPONDERÃO SOLIDARIAMENTE COM ELE.

§ 1º A OMISSÃO DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS LEGAIS NO EXERCÍCIO DO PODER FAMILIAR ENSEJARÁ RESPONSABILIZAÇÃO NOS TERMOS DO ART. 249 DA LEI FEDERAL Nº 8.069, DE 1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

§ 2º O AUTOR OU O RESPONSÁVEL LEGAL DO AUTOR DE VIOLÊNCIA CONTRA O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO DEVERÁ RESTITUIR BENS INDEVIDAMENTE SUBTRAÍDOS, BEM COMO ARCAR COM A REPARAÇÃO DE PERDAS E DANOS MATERIAIS DECORRENTES DOS ATOS VIOLENTOS PRATICADOS, NA FORMA DA LEGISLAÇÃO CIVIL E PENAL.

SEÇÃO II

DA RESPONSABILIZAÇÃO DO GESTOR

ART. 9º A RESPONSABILIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, CIVIL E PENAL DOS GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS POR OMISSÃO, ALÉM DO PREVISTO NESTA LEI, SERÁ CONDUZIDA CONFORME OS TERMOS DA LEI FEDERAL Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992 (LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA).

ART. 10 ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

ART. 11 REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PLE_0195_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON