PROJETO DE LEI: 0136/2025

Informações da matéria
Autor: PEDRO ABREU
Data: 15/05/2025
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE PORTAL JOVEM APRENDIZ NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA.

Justificativa

A presente iniciativa legislativa visa a instituir o Portal Jovem Aprendiz, possibilitando acesso às informações sobre os programas que tratam do primeiro emprego e empregabilidade de Jovens, na faixa etária de 14 a 24 anos. A matéria objeto do presente Projeto de Lei, assume destacado relevo, pois como se sabe, a Lei Federal nº 10.097/2000 estabelece que empresas de médio e grande porte devam contratar jovens entre 14 e 24 anos, como aprendizes.

Neste sentido, a implementação das normas que instituem o programa de aprendizagem é possível assegurar aos jovens, a oportunidade de inclusão social mediante o primeiro emprego e de desenvolver competências para o mercado de trabalho.

Por outro lado, sob a ótica empresarial, a contratação de jovens, na condição de aprendizes, revela-se uma oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país, difundindo valores e cultura do mundo empresarial e, sobretudo, valorizando a formação de mão de obra qualificada.

Assim, os objetivos que norteiam o presente Projeto de Lei encontram-se inseridos no acesso à informação qualificada e, igualmente, aos princípios da transparência e eficiência administrativa, como um instrumento de garantia dos direitos e efetivação das políticas públicas afetas aos programas de aprendizagem, no âmbito do Município, razão pela qual espero contar com o apoio dos ilustres colegas para aprovação deste projeto.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
14/05/2025 16:18:17 CADASTRADO 
AGENTE: PEDRO HENRIQUE OLIVEIRA DE ABREU
CADASTRADO   
15/05/2025 13:29:14 SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA   
17/09/2025 13:08:49 PAUTA  014ª (DÉCIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 22/12/2025) DE 18 DE SETEMBRO DE 2025 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

PEDRO ABREU

VEREADOR(A)

REP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo)

Chefe do Poder Executivo

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

ART. 1° ESTA LEI INSTITUI, NOS TERMOS EM QUE ESPECIFICA, O PORTAL JOVEM APRENDIZ NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, DESTINADO AO CONTROLE E CADASTRO DAS OPORTUNIDADES DO PRIMEIRO EMPREGO DE JOVENS APRENDIZES NO ÂMBITO DA CIDADE DE SÃO PEDRO DA ALDEIA.

PARÁGRAFO ÚNICO. O PORTAL INSTITUÍDO NESTA LEI NÃO IMPORTA EM PREJUÍZO DA MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO DE OUTRAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS SIMILARES JÁ EXISTENTES NO ÂMBITO DA PREFEITURA, PARA CONTROLE E ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS REFERIDAS NO CAPUT DESTE ARTIGO, POSSUINDO NATUREZA COMPLEMENTAR E ESPECÍFICA RELACIONADA AOS GASTOS DA POLÍTICA ASSISTENCIAL.

ART. 2º O PORTAL JOVEM APRENDIZ DEVERÁ SER APRESENTADO E MANTIDO, EM LINGUAGEM DE FÁCIL COMPREENSÃO DOS CIDADÃOS, CUMPRINDO A UTILIDADE PÚBLICA DE CUNHO INFORMATIVO E EDUCATIVO, DE MODO A ASSEGURAR O MAIS AMPLO ACESSO À POPULAÇÃO, NOTADAMENTE OS JOVENS NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 14 E 24 ANOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ESTAS, SEM LIMITE DE IDADE.

'A71º O PODER EXECUTIVO EDITARÁ ATO PRÓPRIO REGULAMENTANDO OS PROCEDIMENTOS DE LANÇAMENTO, ACESSO E FLUXO DAS INFORMAÇÕES A SEREM DISPONIBILIZADAS NO PORTAL, SEM PREJUÍZO DAS FINALIDADES DESTA LEI.

'A72º A EXECUÇÃO DO PORTAL ORA INSTITUÍDO NÃO IMPORTARÁ EM AUMENTO DE DESPESA PARA A MUNICIPALIDADE, DEVENDO O MESMO SER IMPLEMENTADO COM OS MEIOS MATERIAIS, TECNOLÓGICOS E RECURSOS HUMANOS JÁ DISPONÍVEIS NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO.

ART. 3º O PORTAL JOVEM APRENDIZ SERÁ MANTIDO, EM CARÁTER PERMANENTE, NO ENDEREÇO DA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES (INTERNET) EM SÍTIO OFICIAL DA PREFEITURA.

'A71º O ENDEREÇO ELETRÔNICO DO PORTAL QUE TRATA ESTA LEI DEVERÁ CONSTAR DAS PUBLICAÇÕES E PROMOÇÕES OFICIAIS EXECUTADAS PELA MUNICIPALIDADE E RELACIONADAS COM OS PROGRAMAS, PROJETOS E ATIVIDADES AFETOS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS E QUE TRATA O ART. 1º.

'A72º A PÁGINA PRINCIPAL DA PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PEDRO DA ALDEIA DEVERÁ EXIBIR E MANTER LINK DE ACESSO E/OU POP UP PARA DIRECIONAMENTO AO PORTAL INSTITUÍDO NESTA LEI.

'A73º O PORTAL SERÁ DOTADO DE FERRAMENTA DE BUSCA SIMPLES E AVANÇADA CAPAZ DE REALIZAR PESQUISA DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES RELACIONADOS AOS PROGRAMAS, PROJETOS,ATIVIDADES, AÇÕES E EVENTOS DE QUALQUER NATUREZA, RELACIONADOS À POLÍTICA MUNICIPAL DE EMPREGABILIDADE DE JOVENS APRENDIZES.

ART. 4º O PORTAL DEVERÁ EXIBIR TODAS AS DESPESAS RELACIONADAS ÀS AÇÕES MUNICIPAIS VOLTADAS PARA ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EMPREGABILIDADE E RENDA NO MUNICÍPIO, MEDIANTE A APRESENTAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES, DADOS ESTATÍSTICOS, INDICADORES, INSTRUMENTOS CONTRATUAIS, ACORDOS E CONVÊNIOS CELEBRADOS, DENTRE AS QUAIS, AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

I CADASTRO DE TODAS AS INSTITUIÇÕES QUE PARTICIPEM DO PORTAL JOVEM APRENDIZ E/OU PROGRAMA SÍMILE DE PRIMEIRO EMPREGO, E QUE MANTENHAM VÍNCULO DE NATUREZA OBRIGACIONAL OU LEGAL COM O ÓRGÃO GESTOR DE POLÍTICA DE EMPREGO E RENDA DO MUNICÍPIO;

II CADASTRO CONTEMPLANDO O NÚMERO DE JOVENS ATENDIDOS PELOS PROGRAMAS DE PRIMEIRO EMPREGO NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO;

III INFORMAÇÕES SOBRE OS REQUISITOS LEGAIS PARA SER UM JOVEM APRENDIZ;

IV INFORMAÇÕES LEGAIS AO EMPREGADOR, TAIS COMO PAGAMENTO DE SALÁRIO, VALE-TRANSPORTE, RECOLHIMENTO DE FGTS.

PARÁGRAFO ÚNICO. O PORTAL DE QUE TRATA ESTA LEI DEVERÁ SER MANTIDO ATUALIZADO CONTEMPLANDO DADOS RELACIONADOS DIRETA OU INDIRETAMENTE COM OS PROGRAMAS, PROJETOS EATIVIDADES DE EMPREGABILIDADE DE JOVENS APRENDIZES.

ART. 5º O PODER EXECUTIVO DEVERÁ APRESENTAR E DISPONIBILIZAR ACESSO AO PORTAL JOVEM APRENDIZ COMPLETAMENTE OPERACIONAL DENTRO DE 120 (CENTO E VINTE) DIAS, CONTADOS DA PUBLICAÇÃO DESTA LEI.

ART. 6º ESTA LEI SERÁ REGULAMENTADA, NO QUE COUBER, PELO PODER EXECUTIVO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON