REQUERIMENTO: 0026/2025

Informações da matéria
Autor: ZEZINHO MARTINS
Data: 05/05/2025
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Ementa

REQUER O ENVIO DE CÓPIA INTEGRAL DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 421/2024, REFERENTE AOS PAGAMENTOS FEITOS À EMPRESA MBI SERVIÇOS MÉDICOS LTDA, NESTE MUNICÍPIO.

Justificativa

O presente requerimento tem por objetivo solicitar a cópia integral do Processo Administrativo nº 421/2024, que trata dos pagamentos realizados à empresa MBI Serviços Médicos LTDA, tendo em vista que tais informações são de evidente interesse público, considerando os princípios da transparência e da prestação de contas que regem a Administração Pública.

Vale salientar que a Administração Pública indeferiu as solicitações realizadas através de ofício e tal conduta configura grave violação aos princípios constitucionais da transparência, publicidade e controle da administração pública, previstos no artigo 37 da Constituição Federal, que impõe à administração pública a observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Reforça-se que a proteção de dados pessoais é, de fato, um valor fundamental; contudo, não pode ser utilizada como obstáculo à transparência da gestão pública e à atuação fiscalizatória do Poder Legislativo. A própria Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) determina que a publicidade deve ser a regra e o sigilo, a exceção — especialmente quando se trata da gestão de recursos públicos.

Ademais, a própria LGPD, em seus artigos 7º e 23, autoriza o tratamento e o compartilhamento de dados pessoais por órgãos públicos sempre que houver interesse público envolvido, sendo dever do destinatário dessas informações adotar as medidas necessárias para garantir a proteção dos dados sensíveis, sem prejuízo da transparência administrativa.

Assim, não há respaldo legal para a negativa de acesso a documentos administrativos, relatórios financeiros, contratos, processos licitatórios ou quaisquer outras informações que envolvam a gestão de recursos públicos no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde.

Portanto, faz necessário o presente requerimento para assegurar o pleno exercício da função fiscalizatória atribuída aos vereadores, conforme o Art. 36, inciso II, do Regimento Interno da Câmara Municipal, em consonância com os princípios constitucionais que regem a Administração Pública.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
05/05/2025 07:10:48 CADASTRADO 
AGENTE: JOSÉ ANTONIO MARTINS FILHO
CADASTRADO   
05/05/2025 10:04:44 SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA   
05/05/2025 11:27:41 PAUTA  023ª (VIGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 17/07/2025) DE 6 DE MAIO DE 2025 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

ZEZINHO MARTINS

1º(A) SECRETÁRIO(A)

REP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo)

Chefe do Poder Executivo

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

VENHO REQUERER A VOSSA EXCELÊNCIA, SENHOR CARLOS FÁBIO DA SILVA, PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, QUE SEJA ENCAMINHADA, EM FORMATO FÍSICO E/OU DIGITAL, CÓPIA INTEGRAL DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 421/2024, REFERENTE AOS PAGAMENTOS FEITOS À EMPRESA MBI SERVIÇOS MÉDICOS LTDA, NESTE MUNICÍPIO.

RESSALTO QUE A REFERIDA DOCUMENTAÇÃO NÃO SE ENCONTRA DISPONÍVEL NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, O QUE MOTIVA A PRESENTE SOLICITAÇÃO.

INFORMO, AINDA, QUE A REFERIDA SOLICITAÇÃO JÁ FOI REALIZADA EM FORMA DE OFÍCIO, QUAIS SEJAM, OFÍCIO GV:JAMF Nº 001/2025, 020/2025 E 032/2025 E NÃO FOI RESPONDIDA DE FORMA SATISFATÓRIA.

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