DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA DIVULGAÇÃO, NAS UNIDADES PÚBLICAS DE SAÚDE, DE LISTA CONTENDO OS NOMES, ESPECIALIDADES E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO DE TODOS OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE, NO ÂMBITO DESTE MUNICÍPIO.
O presente Projeto de Lei tem como objetivo garantir transparência, eficiência e melhor organização no atendimento ao cidadão nas unidades de saúde do município de São Pedro da Aldeia, por meio da divulgação clara e acessível das informações sobre os profissionais de saúde disponíveis em cada unidade. A medida proposta está em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no que diz respeito à publicidade, transparência e ao direito à informação, previstos na Constituição Federal e na Lei nº 8.080/1990, que trata da organização do SUS. A disponibilização, em local visível, da escala de atendimento e da identificação dos profissionais da saúde: Facilita o acesso da população às informações sobre os serviços prestados, possibilitando o planejamento de consultas e atendimentos com maior previsibilidade e comodidade; Auxilia na fiscalização do cumprimento da carga horária dos profissionais, promovendo maior controle social e contribuindo para a efetividade dos serviços públicos;
Previne possíveis conflitos e mal-entendidos entre usuários e a equipe de saúde, ao tornar públicas as informações sobre escalas e especialidades. Do ponto de vista técnico, trata-se de uma ação de gestão da informação que não impõe custos significativos ao erário público, podendo ser implementada com recursos e meios já disponíveis nas unidades de saúde, como quadros de avisos, materiais de escritório e comunicação interna. Além disso, a proposta está alinhada com decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou constitucional norma semelhante aprovada em outro município, reconhecendo seu caráter organizacional e de interesse local, não interferindo na autonomia da administração pública, mas sim colaborando com a boa gestão dos serviços de saúde.
| Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
|---|---|---|---|---|
| 25/04/2025 10:03:35 | CADASTRADO | AGENTE: PEDRO HENRIQUE OLIVEIRA DE ABREU | CADASTRADO | |
| 25/04/2025 12:58:55 | SECRETARIA PESQUISA | NADA CONSTA | ||
| 01/09/2025 13:03:19 | PAUTA | 009ª (NONA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 22/12/2025) DE 2 DE SETEMBRO DE 2025 - EXPEDIENTE mais | EXPEDIENTE | |
| 07/10/2025 11:09:00 | PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA | 019ª (DÉCIMA NONA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 22/12/2025) DE 7 DE OUTUBRO DE 2025 - EXPEDIENTE mais | EXPEDIENTE | |
| 20/10/2025 17:06:24 | 1ª VOTAÇÃO DO PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA | 023ª (VIGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 22/12/2025) DE 21 DE OUTUBRO DE 2025 - ORDEM DO DIA mais | ORDEM DO DIA | |
| 22/10/2025 15:11:12 | 2ª E ÚLTIMA VOTAÇÃO DO PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA | 024ª (VIGÉSIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 22/12/2025) DE 23 DE OUTUBRO DE 2025 - ORDEM DO DIA mais | ORDEM DO DIA |
| Nome | Cargo | Orgão |
|---|---|---|
Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo) |
Chefe do Poder Executivo |
São Pedro da Aldeia |
ART. 1º OS POSTOS DE SAÚDE E UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO DO SUS, POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, DEVERÃO DISPONIBILIZAR AO PÚBLICO, DE MODO FACILMENTE LEGÍVEL E EM LOCAL VISÍVEL, A RELAÇÃO DE NOMES, ESPECIALIDADES E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO DE TODOS OS SEUS PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM CADA UNIDADE.
§ 1º A COMUNICAÇÃO VISUAL OBRIGATORIAMENTE DEVERÁ SER FEITA EM QUADRO DE AVISOS, DESCRITO DE FORMA VISÍVEL E DE FÁCIL VISUALIZAÇÃO.
§ 2º O COMUNICADO DEVERÁ SER COLOCADO NA SALA DE ESPERA DA RECEPÇÃO PRINCIPAL DA UNIDADE DE SAÚDE.
§ 3º O AVISO DEVERÁ SER ATUALIZADO A CADA TROCA DE TURNO OU MUDANÇA NA ESCALA DE PROFISSIONAIS.
ART. 2º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, FICANDO REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.