PROJETO DE LEI : 0031/2025

Informações da matéria
Autor: MISLENE DE ANDRÉ
Data: 10/03/2025
Visualizações:
Array
Ementa

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL PARA ACOMPANHAMENTO INTEGRAL DE ALUNOS COM DISLEXIA, TRANSTORNO DO DEFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE – TDAH, ALTAS HABILIDADES OU OUTROS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

O presente Projeto de Lei tem como objetivo instituir a Política Municipal para o Acompanhamento Integral de Alunos com Dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Altas Habilidades ou outros Transtornos de Aprendizagem, reconhecendo as dificuldades específicas enfrentadas por esses alunos no processo educacional. A implementação dessa política visa proporcionar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, equitativo e que respeite a diversidade de necessidades dos estudantes, buscando garantir o pleno desenvolvimento acadêmico e social.
O Projeto de Lei cuida de matéria de relevância social e educacional; proporciona benefícios para a comunidade escolar em conformidade com a legislação nacional, na medida em que a Lei Brasileira de Inclusão – Lei n° 13.146/2015, determina a oferta de educação inclusiva de qualidade para todos os estudantes.
Além disso, a implementação dessa política reforça o compromisso do município com a promoção da igualdade de oportunidades para todos os estudantes, respeitando e valorizando as diferenças individuais e garantindo que cada aluno tenha acesso a uma educação de qualidade.
Assim sendo, submete-se o presente Projeto de Lei ao Plenário desta Casa de Leis e espera acolhida dos nobres pares.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
15/01/2025 09:00:00 CADASTRADO 
AGENTE: MISLENE CONCEIÇÃO DOS SANTOS
CADASTRADO   
10/03/2025 14:35:02 SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA   
10/09/2025 17:41:47 PAUTA  012ª (DÉCIMA SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 22/12/2025) DE 11 DE SETEMBRO DE 2025 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
20/10/2025 17:49:14 PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA  023ª (VIGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 22/12/2025) DE 21 DE OUTUBRO DE 2025 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
22/10/2025 15:04:54 1ª VOTAÇÃO DO PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA  024ª (VIGÉSIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 22/12/2025) DE 23 DE OUTUBRO DE 2025 - ORDEM DO DIA  mais ORDEM DO DIA   
24/10/2025 08:59:32 2ª E ÚLTIMA VOTAÇÃO DO PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA  025ª (VIGÉSIMA QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 22/12/2025) DE 28 DE OUTUBRO DE 2025 - ORDEM DO DIA  mais ORDEM DO DIA   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

MISLENE DE ANDRÉ

2º(A) SECRETÁRIO(A)

PL

Autor

Corpo da matéria

ART. 1º FICA INSTITUÍDA A POLÍTICA MUNICIPAL PARA ACOMPANHAMENTO INTEGRAL DE ESTUDANTES COM DISLEXIA, TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH), ALTAS HABILIDADES E OUTROS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA.

PARÁGRAFO ÚNICO. ESTA LEI TEM CARÁTER COMPLEMENTAR À LEI FEDERAL Nº 14.254, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2021, PARA O ACOMPANHAMENTO INTEGRAL, ALÉM DA IDENTIFICAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PRECOCE DAS QUESTÕES PREVISTAS NO CAPUT.

ART. 2º SÃO PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DESTA POLÍTICA:

I - CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO SOCIAL À EDUCAÇÃO, PREVISTO NO ART. 205, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL;

II - PROMOÇÃO E INCENTIVO PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E COM QUALIDADE;

III - VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM FAVORECENDO A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES;

IV - AMPLIAR E EFETIVAR A PESQUISA, A FORMAÇÃO CONTINUADA, A APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO AMBIENTE ESCOLAR DE MODO A FACILITAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM;

V - ACESSO À INFORMAÇÃO E A CONSCIENTIZAÇÃO DE TODA A SOCIEDADE SOBRE DISLEXIA, TDAH E OUTROS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM;

VI - DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA, INDEPENDÊNCIA E ACESSIBILIDADE, FAVORECENDO O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DOS ESTUDANTES; E

VII - DIMINUIÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR.

ART. 3º - SERÁ ASSEGURADO O ACOMPANHAMENTO MULTIDIMENSIONAL, NOS TERMOS DE REGULAMENTAÇÃO, AOS ALUNOS COM DISLEXIA, TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH), ALTAS HABILIDADES E OUTROS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM, COMO PREVÊ O ART. 3º, DA LEI FEDERAL Nº 14.254, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2021.

ART. 4º - O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ A PRESENTE LEI NO QUE COUBER.

ART. 5º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON