DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DE RODAS DE CONVERSAS INCLUSIVAS VISANDO O APRIMORAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL POSSIBILITANDO A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, CONFORME ESPECIFICA.
A educação inclusiva é um direito fundamental garantido pela Constituição e pela legislação educacional brasileira, e seu fortalecimento é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Neste contexto, o presente projeto de lei visa a criação de rodas de conversas inclusivas, que servirão como um espaço de diálogo e troca de experiências entre estudantes com deficiências, educadores, famílias e a comunidade.
Destaca-se alguns dos benefícios: Promover a Inclusão; Fortalecer a Educação Especial; Envolver a Comunidade; Fomentar a Sensibilização; Criar Políticas Públicas Eficazes, dentre outros.
Em suma, a criação de rodas de conversas inclusivas representa uma oportunidade valiosa para o aprimoramento da Educação Especial no nosso município, promovendo a inclusão, a sensibilização e a construção coletiva de um ambiente educacional mais justo e acolhedor para todos.
Face ao exposto, solicitamos aos nobres Pares o apoio necessário para aprovação deste projeto de Lei.
| Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
|---|---|---|---|---|
| 23/09/2024 09:00:00 | CADASTRADO | AGENTE: MISLENE CONCEIÇÃO DOS SANTOS | CADASTRADO | |
| 30/09/2024 09:00:01 | SECRETARIA PESQUISA | NADA CONSTA | ||
| 04/11/2024 09:00:02 | PAUTA | 0028ª (VIGÉSIMA OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2021 - 2024) - 2º PERÍODO (01/08/2024 À 22/12/2024) DE 5 DE NOVEMBRO DE 2024 - EXPEDIENTE mais | EXPEDIENTE | |
| 18/11/2024 09:00:03 | PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA | 032ª (TRIGÉSIMA SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2021 - 2024) - 2º PERÍODO (01/08/2024 À 22/12/2024) DE 19 DE NOVEMBRO DE 2024 - EXPEDIENTE mais | EXPEDIENTE | |
| 19/11/2024 09:00:04 | 1ª VOTAÇÃO DE PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA | 033ª (TRIGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2021 - 2024) - 2º PERÍODO (01/08/2024 À 22/12/2024) DE 21 DE NOVEMBRO DE 2024 - ORDEM DO DIA mais | ORDEM DO DIA | |
| 21/11/2024 09:00:05 | 2ª E ÚLTIMA VOTAÇÃO DO PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA | 034ª (TRIGÉSIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2021 - 2024) - 2º PERÍODO (01/08/2024 À 22/12/2024) DE 26 DE NOVEMBRO DE 2024 - ORDEM DO DIA mais | APROVADO |
ART. 1º. OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DA REDE PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PODERÃO INSTITUIR RODAS DE CONVERSAS INCLUSIVAS COM A FINALIDADE DE APRIMORAR A INCLUSÃO ESCOLAR, ASSEGURANDO PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E DE SUAS FAMÍLIAS, PREFERENCIALMENTE, DE FORMA A NÃO PREJUDICAR O TEMPO DA JORNADA ESCOLAR DESSES ESTUDANTES.
PARÁGRAFO ÚNICO. SERÁ ADMITIDA DURANTE A REALIZAÇÃO DAS RODAS DE CONVERSAS INCLUSIVAS A PARTICIPAÇÃO DE FAMÍLIAS E PROFISSIONAIS VINCULADOS AO ESTABELECIMENTO DE ENSINO, SEJAM ESTES PAIS, FAMILIARES, PROFESSORES, SERVIDORES, FUNCIONÁRIOS, BEM COMO PROFISSIONAIS QUE AGREGUEM CONHECIMENTOS E ESCLARECIMENTOS AOS TEMAS DEBATIDOS E TAMBÉM ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE SE FIZEREM PARTICIPAR VOLUNTARIAMENTE.
ART. 2º. AS RODAS DE CONVERSAS INCLUSIVAS TÊM A FINALIDADE DE:
I - ABORDAR A PROBLEMÁTICA DA APRENDIZAGEM INCLUSIVA E DA ACESSIBILIDADE ASSEGURADA NO COTIDIANO ESCOLAR;
II - OUVIR E ENCAMINHAR AS PREOCUPAÇÕES E SUGESTÕES DOS PAIS E FAMILIARES, PERTINENTES AO DESENVOLVIMENTO DOS ATENDIMENTOS EDUCACIONAIS ESPECIALIZADOS;
III - OBTER DO CORPO DOCENTE E EQUIPE GESTORA AS INFORMAÇÕES RELACIONADAS AO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, COMO OS TRABALHOS REALIZADOS, AS MEDIDAS IMPLEMENTADAS E OS FUTUROS PROJETOS DIRIGIDOS;
IV - ASSEGURAR A INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS DE ATENDIMENTO ENTRE A SALA DE AULA REGULAR E O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO;
V - ASSEGURAR QUE O CORPO DOCENTE, COORDENAÇÃO E A DIREÇÃO EXPONHAM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS POR MEIO DOS QUAIS SEJA INSTITUCIONALIZADO O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, ASSIM COMO OS DEMAIS SERVIÇOS E ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS AO ATENDIMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, DE FORMA A GARANTIR O SEU PLENO ACESSO AO CURRÍCULO EM CONDIÇÕES DE IGUALDADE, PROMOVENDO A CONQUISTA E O EXERCÍCIO DE SUA AUTONOMIA;
VI - PROPORCIONAR A REALIZAÇÃO DE PALESTRAS, SEMINÁRIOS, CURSOS, WOKSHOPS, ETC EM PROL DA COMUNIDADE ESCOLAR E FAMILIAR;
VII - APONTAR AS DEFICIÊNCIAS NOS TRABALHOS REALIZADOS COM OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS; E
VIII - FOMENTAR PARCERIAS PARA MELHORAR O ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO, CONSTRUINDO COM PROFESSORES, ALUNOS E FAMÍLIAS UMA PLATAFORMA PÚBLICA GRATUITA COM EVIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E EDUCACIONAIS, ALIADAS COM ESPECIALISTAS DA REGIÃO.
ART. 3º. A GESTÃO ESCOLAR PODERÁ REMETER AOS CUIDADOS DAS UNIDADES DO CONSELHO TUTELAR, DE ACORDO COM A COMPETÊNCIA TERRITORIAL, AS PRINCIPAIS QUEIXAS E EVENTUAIS DENÚNCIAS SUSCITADAS NAS RODAS DE CONVERSA, A FIM DE QUE O ÓRGÃO AVALIE POSSÍVEIS SITUAÇÕES DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS.
ART. 4º. AS DESPESAS COM A EXECUÇÃO DAS AÇÕES PREVISTAS NESTA LEI CORRERÃO À CONTA DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS CONFORME PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA ANUAL.
ART. 5º. ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
Qual o seu nível de satisfação com essa página?