PROJETO DE LEI : 0013/2023

Informações da matéria
Autor: ISAIAS PINHEIRO LIMA
Data: 15/02/2023
Visualizações:
Array
Ementa

AUTORIZA AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO, A CRIAR AUXÍLIO FINANCEIRO TEMPORÁRIO A FAMÍLIAS ATINGIDAS POR DESASTRES DECORRENTES DAS CHUVAS QUE ACOMETERAM (ÃO) O MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, ENTRE OS MESES DE DEZEMBRO DE 2022 A MARÇO DE 2023.

Justificativa

A presente proposta visa conceder auxílio financeiro para famílias que residam ou residiam no município de São Pedro da Aldeia, no período compreendido de dezembro 2022 a março 2023, atingido por fortes chuvas que acarretaram perdas e prejuízos a famílias.
O auxílio financeiro será pago mediante Cartão Reconstrução, em parcela única R$ 3.000,00 (três mil reais) por família beneficiada, destinado a famílias de baixa renda, para cobertura de despesas com compras de móveis, eletrodomésticos e materiais de construção ou outros bens ou mercadorias danificados.
De igual modo, a utilização desse cartão Reconstrução se restringirá ao comércio de São Pedro da Aldeia, no sentido de que além seja promovida a devida ajuda humanitária, seja fomentado o comércio local.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
15/02/2023 09:00:00 SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

ISAIAS DO ESCOLAR

VEREADOR(A)

SOLIDARIEDADE

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo)

Chefe do Poder Executivo

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

ART. 1º. FICA AUTORIZADO AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA/RJ, PAGAR AUXÍLIO FINANCEIRO TEMPORÁRIO MEDIANTE CARTÃO RECONSTRUÇÃO, A FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA, RESIDENTES OU QUE RESIDIAM EM IMÓVEIS EFETIVA E DIRETAMENTE ATINGIDOS POR DESASTRES DECORRENTES DE CHUVAS, NO PERÍODO ENTRE O MÊS DE DEZEMBRO DE 2022 À MARÇO DE 2023.

PARÁGRAFO ÚNICO. O AUXÍLIO FINANCEIRO DESTINA-SE A CONTRIBUIR COM AS FAMÍLIAS NO REPARO DAS PERDAS E PREJUÍZOS DECORRENTES DAS CHUVAS, PARA A COBERTURA DE DESPESAS COM COMPRAS DE MÓVEIS, ELETRODOMÉSTICOS E MATERIAL DE CONSTRUÇÃO, OU DE OUTROS BENS E MERCADORIAS DANIFICADOS E/OU PERDIDOS.
ART. 2º. AS ATIVIDADES RELATIVAS A CRIAÇÃO E OPERAÇÃO DO CARTÃO RECONSTRUÇÃO SERÃO COORDENADAS POR UMA DAS SECRETARIAS MUNICIPAL EM CONJUNTO COM A INSTITUIÇÃO BANCÁRIA, AMBAS A SEREM ESCOLHIDAS PELO CHEFE DO EXECUTIVO.

ART. 3º. O AUXÍLIO FINANCEIRO SERÁ PAGO A FAMÍLIA MEDIANTE CARTÃO RECONSTRUÇÃO, EM PARCELA ÚNICA, O VALOR FICA ACRITERIO DO PODER EXECUTIVO.

§ 1º SOMENTE SERÁ CONCEDIDO UM AUXÍLIO FINANCEIRO PARA CADA FAMÍLIA ATINGIDA PELO DESASTRE.

§ 2º O CARTÃO RECONSTRUÇÃO DEVERÁ SER UTILIZADO PELA FAMÍLIA BENEFICIÁRIA SOMENTE NOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA.

ART. 4º PARA FINS DESTA LEI COMPREENDE-SE:

I - FAMÍLIA: O NÚCLEO COMPOSTO POR UMA OU MAIS PESSOAS QUE FORMEM UM GRUPO DOMÉSTICO, COM RESIDÊNCIA NO MESMO DOMICÍLIO E QUE CONTRIBUAM PARA O RENDIMENTO OU QUE DELE DEPENDAM PARA ATENDIMENTO DE SUAS FAMÍLIAS;

II - FAMÍLIA RESIDENTE OU QUE RESIDIA EM IMÓVEL EFETIVA E DIRETAMENTE ATINGIDO: FAMÍLIA CUJO LOCAL ONDE MORA E PERMANECE TENHA SOFRIDO IMPACTO CONCRETO EM DECORRÊNCIA DAS CHUVAS, COM DANOS À ESTRUTURA DO IMÓVEL E/OU ESTRAGOS E PERDAS EM BENS MATERIAIS QUE GUARNECEM E PERTENCEM À RESIDÊNCIA;

III - RENDA FAMILIAR MENSAL: A SOMA DOS RENDIMENTOS BRUTOS AUFERIDOS POR TODOS OS MEMBROS DA FAMÍLIA, NÃO SENDO INCLUÍDOS NO CÁLCULO AQUELES PERCEBIDOS DE PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA FEDERAL, ESTADUAL OU MUNICIPAL;

IV - DESASTRES DECORRENTES DAS CHUVAS: SERÃO CONSIDERADOS OS DESASTRES QUE ATINGIRAM DIRETA E CONCRETAMENTE OS IMÓVEIS E OS BENS MATERIAIS INCLUÍDOS NELE, TAIS COMO ALAGAMENTOS E INUNDAÇÃO, DESLIZAMENTOS DE TERRA, VENDAVAIS, DENTRE OUTROS TIPIFICADOS PELA DEFESA CIVIL, DESTRUIÇÃO E DANOS DE BENS MATERIAIS DIVERSOS NA RESIDÊNCIA DA FAMÍLIA; E

V - FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA: AQUELAS QUE POSSUEM RENDA FAMILIAR MENSAL INFERIOR OU IGUAL A 03 (TRÊS) SALÁRIOS MÍNIMOS.

ART. 5º O AUXÍLIO SERÁ DESTINADO EXCLUSIVAMENTE A FAMÍLIAS QUE ESTEJAM INSCRITAS NO CADASTRO ÚNICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO FEDERAL – CADASTRO ÚNICO COM DADOS ATUALIZADOS E QUE ATENDAM DEMAIS ORIENTAÇÕES CADASTRAIS NESTE SENTIDO, ESTABELECIDAS PELO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL.

ART. 6º. O MUNICÍPIO DEVERÁ PROMOVER AMPLA PUBLICIDADE INFORMANDO A RESPEITO DO DIREITO AO AUXÍLIO FINANCEIRO CRIADO POR ESTA LEI E DOS PRAZOS DE REQUERIMENTO PARA AS FAMÍLIAS ATINGIDAS

ART. 7º. FICA VEDADA A CONCESSÃO DO AUXÍLIO FINANCEIRO PARA AS FAMÍLIAS QUE:

I - NÃO CUMPRIREM OS REQUISITOS PREVISTOS NO ART. 5º;

II - NÃO FOREM INSCRITAS, NÃO EFETUAREM O CADASTRO OU A ATUALIZAÇÃO NO CADASTRO ÚNICO DE ACORDO COM A REGULAMENTAÇÃO DOS PRAZOS ESTABELECIDOS;

III - NÃO TENHAM SIDO SELECIONADAS PELO MUNICÍPIO OU QUE NÃO TENHAM REQUERIDO O AUXÍLIO NO PRAZO DE CADASTRAMENTO A SER ESTABELECIDO PELO CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL;

IV - NÃO ATENDA ÀS CONDIÇÕES E PRAZOS FIXADOS EM DECRETO QUE EVENTUALMENTE VENHA REGULAMENTAR ESTA LEI.

PARÁGRAFO ÚNICO. OUTRAS SITUAÇÕES QUE VEDAM A CONCESSÃO DO AUXÍLIO FINANCEIRO SERÃO REGULAMENTADAS PELO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL
ART. 8º. FICA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL AUTORIZADO A ABRIR, NO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2022 E 2023, OS CRÉDITOS ADICIONAIS AO ORÇAMENTO ANUAIS NECESSÁRIOS AO CUMPRIMENTO DESTA LEI.

ART. 9º. OS DEMAIS CRITÉRIOS E AS CONDIÇÕES PARA APLICAÇÃO DESTA LEI SERÃO ESTABELECIDOS POR MEIO DE DECRETO DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL.

ART. 10º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PLE_0013_2023_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON